Ícone APH e Remoção

A administração de nutrientes por via endovenosa, nos pacientes incapazes de manter o estado nutricional adequado por alimentos via oral ou enteral, é alternativa de tratamento que pode ser desenvolvida no domicílio.

A NPD, Nutrição Parenteral Domiciliar, desde que realizada sob rígido acompanhamento e controle, é seguro e eficaz para manter o estado nutricional e melhorar a qualidade de vida, diminuindo internações por intercorrências e custos hospitalares, minimizando o risco de infecção, sempre visando a manutenção do paciente no núcleo familiar. 

Por isso, é necessário que os familiares, cuidadores e profissionais de enfermagem recebam treinamento adequado pela equipe multiprofissional, para o correto manuseio da dieta e higienização dos equipamentos.

Protocolo de Administração de NPD:

  1. Orientar o paciente, família, cuidador e profissional de enfermagem quanto a Terapia Nutricional, seus riscos e benefícios;
  2. Armazenagem correta do frasco de nutrição, visando sua conservação e integridade;
  3. Estabelecer os cuidados específicos com a via de administração;
  4. Administração da nutrição, conferindo: prontuário, rótulo do frasco, nome do paciente, via de administração, volume e horário;
  5. Monitorar o paciente durante o procedimento;
  6. Comunicar à equipe Multiprofissional, as intercorrências relacionadas à Terapia Nutricional;
  7. Proceder as anotações em prontuário do paciente; e
  8. Armazenar a embalagem para comprovação de uso, caso necessário.

Ofertamos o serviço de NPD para empresas de Home Care.